sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A TAL CANDIDATURA

Mandatários regionais da candidatura de Francisco Lopes
Gente determinada na luta pela ruptura
Depois de ser conhecido o mandatário nacional da candidatura presidencial de Francisco Lopes, José Barata-Moura, divulgamos hoje os mandatários regionais: gente com diferentes percursos e experiências, com provas dadas nas mais variadas áreas, mas unidos na determinação de contribuir para dar corpo à única candidatura que tem um projecto claro de ruptura com o rumo de declínio nacional – um projecto patriótico e de esquerda.

Image 5933

José Barata-Moura
Mandatário nacional

Aveiro

Image 5932

Jorge Freitas Seabra

63 anos. Médico ortopedista. Membro do PCP desde 1967, integrou a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Membro da Comissão Coordenadora da Juventude Democrática de Aveiro, participou activamente nos II e III congressos Democráticos de Aveiro. Candidato da Oposição Democrática em 1973 e em diversas eleições autárquicas e legislativas. Foi fundador e dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Centro. Presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) em 2007. Fundador e primeiro presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Sociedade Ortopédica de Língua Portuguesa (SOLP). Autor de livros científicos e de ficção. É Director do Serviço de Ortopedia do Hospital Pediátrico de Coimbra.

Beja

Image 5934

Maria de Lourdes Hespanhol

Professora. Foi presidente e membro da Assembleia Municipal e vereadora da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo em três mandatos. Membro da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, integrando actualmente a Comissão Concelhia de Ferreira do Alentejo. Deputada à Assembleia da República entre 1987 e 1992. É dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul e da União dos Sindicatos do Distrito de Beja. Vice-presidente do Instituto Irene Lisboa e directora do centro de formação do Núcleo do Sul do Instituto Irene Lisboa. Membro do Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres e Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo.

Braga

Image 5935

Joaquim Daniel Rodrigues

38 anos. Operário químico. Foi dirigente Nacional da Interjovem. É membro do Concelho Nacional da CGTP-IN. Integra a direcção da FIEQUIMETAL e do SITE-NORTE. É membro da Direcção da União de Sindicatos de Braga/CGTP-IN. É membro da Direcção da organização Regional de Braga e do Comité Central do PCP.

Bragança

Image 5936

José Castro

48 anos. Professor do Ensino Superior. Licenciado em Engenharia Florestal (UTAD), Mestre em Ordenamento Rural (Instituto Mediterrânico de Saragoça) e Doutor em Ciências (Universidade de Alcalá de Henares). Professor Adjunto do Departamento do Ambiente e Recursos Naturais da Escola Superior Agrária do Instituto Superior Politécnico de Bragança. Participou em projectos de investigação, designadamente no Plano para o Desenvolvimento Sustentável da Floresta de Vinhais e Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho. Foi membro da Assembleia Municipal de Bragança (2005/2009). É membro da Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP.

Castelo Branco

Image 5937

António Fernandes de Matos

53 anos. Doutor em Economia pela Universidade da Beira Interior (UBI). É membro da Comissão Científica do Departamento de Gestão e Economia da UBI, do Conselho de Departamento de Gestão e Economia e do Conselho Editorial da Revista de Gestão e Economia. Pertence ao Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Estudos Regionais. Dirigente do Sindicato de Professores da Região Centro e Coordenador do seu Departamento de Ensino Superior e Investigação. É membro do Conselho Nacional da FENPROF e membro da Coordenação do Departamento de Ensino Superior e Investigação da FENPROF.

Coimbra

Image 5938

António Avelãs Nunes

70 anos. Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito de Coimbra, da qual foi vice-reitor. Foi director da Via Latina, jornal da Associação Académica de Coimbra. Participante em várias conferências e colóquios sobre temas de economia, viu a sua nomeação para o lugar de acesso da carreira da Magistratura recusada por razões políticas em 1962.
Nos governos saídos da Revolução de Abril foi secretário de Estado dos Desportos e Acção Social Escolar e Secretário de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica. É membro da Presidência do Conselho Português para a Paz e Cooperação e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iuri Gagarine. Autor de uma extensa obra publicada sobre o capitalismo e o neoliberalismo.

Évora

Image 5939

Samuel Quedas

58 anos. Autor e intérprete de canções. Chegado às cantigas um pouco antes de 72, guiado pelo som de Manuel Freire, Fanhais, Paco Ibañes, Adriano Correia de Oliveira e José Afonso, entre mais alguns, foi o encontro com o Zeca que determinou o início da carreira artística que abraçou. Tem no seu percurso milhares de quilómetros de «Canto Livre», passagens pelo teatro A comunaTeatro Adoque e A barraca, produção musical de discos para outros artistas e, mais recentemente, colaboração intensa na produção musical da Oficina do Canto de Montemor-o-Novo. Foi membro da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, eleito como independente pela CDU, entre 2001 e 2005.

Faro

Image 5940

Paulo Sá

44 anos. Professor de Física na Universidade do Algarve. Membro da Direcção da Organização do Algarve do PCP e da sua Comissão Regional para as Questões da Educação e Ensino. Foi cabeça de lista da CDU às eleições legislativas pelo círculo de Faro. Estudou na URSS, onde foi Presidente da Associação de Estudantes Portugueses. Licenciatura e Mestrado em Física na Universidade Estatal de Moscovo. Doutoramento e Agregação em Física no Instituto Superior Técnico. É membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve. Fundador e membro da primeira direcção do Centro de Ciência Viva do Algarve.

Guarda

Image 5941

Helena Neves

35 anos. Professora do Ensino Especializado de Música.. Licenciada em Teoria e Formação Musical e mestre em Ciências Musicais. É cantora e membro fundadora do Trivium Trio, e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea. É membro do International Society for Music Education.
É membro do Executivo Distrital do Sindicato dos Professores da Região Centro e foi porta-voz do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do distrito de Viseu. Foi Mandatária Distrital pelo círculo de Viseu doMovimento pelo Sim aquando do referendo à IVG. É membro do Movimento Democrático das Mulheres. Foi candidata à Câmara Municipal de Viseu pela CDU, em 2009.

Leiria

Image 5942

Maria Etelvina Ribeiro

55 anos. Operária Vidreira. É dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira e da União dos Sindicatos de Leiria/CGTP-IN. É membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e dirigente do Movimento Democrático de Mulheres. É membro do Comité Central do PCP e da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP.

Lisboa

Image 5943

 Libério Domingues

53 anos. Encarregado operacional da Câmara Municipal de Lisboa, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa entre 1995 e 2009, sendo presidente da mesa da Assembleia-Geral. Candidato pelo PCP nas Eleições Legislativas em 2005 e 2009. Candidato pelo PCP nas eleições de 2009 para a Câmara Municipal de Lisboa. Coordenador da União de Sindicatos de Lisboa desde Fevereiro de 2009, é membro do Conselho Nacional da CGTP-IN desde 2000 e actualmente da sua Comissão Executiva. Membro da célula do PCP na Câmara Municipal de Lisboa. Membro da do Comité Central do PCP e da direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP.

Portalegre

Image 5944

Manuel Coelho

42 anos. Licenciado em Economia. Dirigente associativo no Ensino Superior entre 1987 e 1990, foi dirigente do Conselho Nacional de Juventude entre 1994 e 1996. Presidente da Assembleia Municipal de Avis entre 1994 e 1997 e vereador entre Janeiro de 1998 e Maio de 2000. Desde Junho desse ano que preside à Câmara Municipal de Avis.
Membro do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Norte Alentejano entre 1998 e 2005 e presidente do Conselho de Administração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo desde Dezembro de 2009. É membro do Comité Central do PCP e da Direcção da Organização Regional de Portalegre.

Porto

Image 5945

João Torres

57 anos. Empregado de escritório. Foi membro da sub-comissão de departamento da EDP de Penafiel. Foi dirigente do Grupo Recreativo e Cultural de Tabuaço. É dirigente do SITE Norte – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte. Coordenador da União dos Sindicatos do Porto e membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN. Membro do Comité Central do PCP e da Direcção da Organização Regional do Porto.

Santarém

Image 5946

Sérgio Ribeiro

74 Anos. Economista. Eleito na Assembleia Municipal de Ourém. Dirigente associativo. Foi deputado no Parlamento Europeu e na Assembleia da República. Autor de várias obras sobre economia e integração europeia. Militante do PCP desde 1959, é membro do Comité Central e da Direcção da Organização Regional de Santarém.

Setúbal

Image 5947

Joaquim Judas

59 anos. Médico. Activista do MDP/CDE nos anos 60, aderiu na Faculdade de Medicina de Lisboa à União dos Estudantes Comunistas, tendo integrado a Direcção da Comissão Pró-Associação de Estudantes. Preso pela PIDE/DGS em 1972 e 1973, passou a integrar a Direcção da UEC em Abril de 1974.
Foi membro do Conselho Nacional da Federação Nacional dos Sindicatos dos Médicos. Na região de Setúbal tem participado na dinamização das Comissões de Utentes dos Serviços de Saúde. É consultor do Movimento das Cidades Saudáveis da OMS. É presidente da Assembleia Municipal do Seixal. É membro da Direcção da Organização de Setúbal do PCP.

Viana do Castelo

Image 5948

Martinho Cerqueira

58 anos. Técnico de manutenção eléctrica. Foi atleta, coralista, escuteiro e árbitro de futebol, sendo instrutor da Federação Portuguesa de Futebol. É dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Metalurgia e Metalomecânica da União dos Sindicatos de Viana do Castelo. Concluiu recentemente o curso superior de Teologia da Pastoral na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas de Viana do Castelo.
Foi candidato à Assembleia da República pela CDU nas eleições de 2005 e 2009, sendo membro da Assembleia Municipal de Viana do Castelo. É membro eleito do Comissão Inter-Municipal do distrito de Viana do Castelo (CIM). Integra a Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Vila Real

Image 5949

António Serafim

55 anos. Funcionário do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real. Membro da Assembleia Geral do Sport Clube da Régua. Coordenador da União dos Sindicatos de Vila Real, é membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Responsável pela Delegação de Vila Real do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte. Membro da Direcção da Organização Regional de Vila Real do PCP.

Viseu

Image 5950

João Carlos Gralheiro

51 anos. Advogado. Membro do Grupo de Teatro Cénico de S. Pedro do Sul. Membro da Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.

Açores

Image 5931

Vítor Silva

37 anos. Assistente Administrativo. Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e da Comissão Coordenadora da CGTP-IN/Açores. Membro da Direcção Nacional da Federação dos Sindicatos da Alimentação, Hotelaria e Turismo e coordenador da União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo. Membro do Conselho Regional de Concertação Estratégica. Membro do Conselho da Ilha Terceira. Candidato da CDU às eleições para a Assembleia Legislativa Regional em 2008. Membro da Direcção Regional do PCP.

Madeira

Image 5951

Leonel Nunes

61 anos. Recepcionista de hotelaria. Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira desde 1996. Eleito na Assembleia de Freguesia do Monte (Funchal). Dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares da Região da Madeira e da União dos Sindicatos da Madeira. Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Membro do Comité Central do PCP e da Direcção da Organização da Região Autónoma da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário