segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O cromo

Há por aí um Senhor que tem um blogue alpiarcense e que transcreve notícias publicadas noutros blogues.

De vez em quando lá escreve qualquer coisa da sua autoria e quando o faz, bem… mais valia continuar a copiar as notícias que outros escrevem, porque pelo menos poupava-se ao enxovalho de passar por quadrado e ter que ouvir estas coisas.

Vou-vos falar de uma pérola literária que foi escrita recentemente e que fala da AgroAlpiarça.
Apreciem bem o requinte analítico e capacidade objectiva de relatar o tema:

«É “ponto de honra” manter a funcionar esta cooperativa inter-municipal…»
Fui de imediato consultar o Código das Sociedades Comerciais, procurar o significado deste tipo de sociedade, mas fiquei na mesma. Será que é por o vinho que é produzido pela AgroAlpiarça é transportado para outros municípios? Um mistério…

«Pouco nos importa de quem foi a culpa e a má gestão. Se houve má gestão ou gestão danosa ou interesses pessoais que o maior accionista tome ou mande tomar as devidas medidas para que se apure a verdade e se condene os culpados. Agora acusar os outros e permitir que não sejam chamados à responsabilidade é "desculpa de mau pagador".»
Não nos importa quem fez a porcaria? Ou será que não gosta que mais uma vez chamem os bois pelos nomes, o que é obviamente é desconfortável para quem (leia-se: anterior Executivo) fez tudo ao contrário daquilo que deveria ser feito na gestão desta sociedade?

«Pretender-se que a AgroAlpiarça continue de portões abertos quando o futuro é “uma taluda” e a subsistência do presente uma aventura, porque o passivo dificilmente irá diminuir, o melhor a fazer seria responsabilizar-se quem causou ou consente tal situação e continuação.»
Com que base faz essa análise? É a sua formação académica que o diz ? Ou é a sua experiência de vida? Analisou os Relatórios e Contas da sociedade? Fez algum estudo económico? Tem experiência de gestão à frente de Cooperativas? Não?! Então limite-se a falar daquilo que sabe e deixe de fazer estas figuras tristes de caloiro do curso de Novas Oportunidades de Iniciação ao Jornalismo Paroquial.

«(…) não compreendo como os responsáveis autárquicos permitem alimentar a grave crise que a cooperativa atravessa(…)»
Ena… pelas suas palavras concluo que defenda que se acabe com tudo aquilo que foi deixado pelo PS numa situação de défice financeiro. Olhe que nesse caso, mais vale acabar com tudo em Alpiarça. É que pelo que sei, nada do que foi deixado pelo PS é auto-suficiente. E como a Câmara Municipal também não é, porque não acabar com ela? E já agora, até poderíamos entrega-la à Câmara de Almeirim como o Senhor tanto apregoou de forma descontrolada e disparatada há uns meses atrás.

«Que se acabe com o que é supérfluo até às próximas eleições que assim sempre ficam milhares de euros que são preciosos para os cofres da Câmara»
Vou ficar à espera que faça uma lista do supérfluo com os respectivos custos. E não se limite à velha fórmula de cortar nos vencimentos, porque disso estamos nós fartos de ouvir. É à custa de ideias tão geniais como essa que os funcionários públicos se vêem privados de uma fatia bem substancial do seu rendimento por causa da incompetência do Governo. E olhe que não espere muito pela demora, que a sua pensão de reforma também deve estar na calha…

Mais uma coisa: Continue a escrever que nos diverte imenso.

Sem comentários:

Enviar um comentário