sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PAGAR A TEMPO E HORAS





   Era uma vez um concelho. Nesse concelho havia uma câmara, que era composta por membros do poder e membros da oposição.
   Por volta do ano 2006 dC, os da oposição começaram a chamar a atenção aos do poder para as dívidas da câmara, e principalmente para as dívidas aos fornecedores, entre os quais alguns lá da terra, que também por via disso estavam com grandes dificuldades. Os do poder riam-se, riam-se, e até gozavam com os da oposição. Uma vez apareceram mesmo umas pessoas, na assembleia do povo, a reclamar o que a câmara lhes devia e que, se não fosse pago muita gente ficaria sem trabalho. Os do poder não tiveram com meias medidas. Vá de chamar as forças de segurança para meter o povo na ordem. E decidiram ainda que a partir daquele dia o povo não podia mais falar na assembleia do povo. È claro que o povo ficou zangado.

   Mas os da oposição eram teimosos e continuaram a dizer que não era justo a câmara dever tanto e levar tanto tempo a pagar aos fornecedores.
   Até que um dia saiu uma lista das câmaras que levam mais tempo a pagar aos seus fornecedores. Essa câmara estava lá para cima, para os primeiros lugares (nestas listas o que é bom é estar nos últimos lugares). Os do poder tiveram que dar o braço a torcer, e vai daí fizeram um daqueles programas do pagar a tempo e horas. Estava-mos então nos princípios do ano de 2009 dC. Os da oposição, que até tinham votado contra os últimos empréstimos da câmara, este votaram a favor. Disseram que embora a câmara estivesse muito endividada, era preciso que esta fosse uma pessoa de bem e que cumprisse com os seus compromissos. Acontece porém que depois disto, os do poder continuaram a gastar á tripa forra. Resultado, ao fim de poucos meses a câmara já devia tanto a fornecedores como antes de fazer o tal programa do pagar a tempo e horas. O povo (e os fornecedores da câmara, claro) não andavam contentes com isto. Ora nesse mesmo ano de 2009 dC, o povo iria ser chamado a pronunciar-se sobre quem deveria mandar na câmara. E o povo pronunciou-se. E o povo deliberou que a partir desse momento os que estavam no poder passavam para a oposição, e os que estavam na oposição passavam para o poder. E então não querem lá ver que em menos de um ano, os que estão no poder agora (que antes estavam na oposição), fizeram com que a câmara passasse para os últimos lugares da lista, daquelas que levam mais tempo a pagar aos fornecedores!? (nestas listas não é nada bom estar nos primeiros lugares). E muitas pessoas ficaram admiradas com isto. Pois é. Como é isto possível? E então os do poder (que antes estavam na oposição) dizem que estão apenas a cumprir o que prometeram ao povo; TRABALHO, HONESTIDADE, COMPETENCIA. Há e TRANSPARENCIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário