quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alpiarça comemora 5 de Outubro


Integrado nas comemorações do Centenário da República, Alpiarça um concelho da República comemorou o 5 de Outubro.
O programa de 5 de Outubro das comemorações do Centenário da República que no concelho de Alpiarça se vão prolongar até meados de 2011, começou com uma alvorada às 9 horas, e às 10h30 o entoar do Hino Nacional abrilhantado pela Banda da S. F. A. (Sociedade Filarmónica Alpiarcense) em uníssono nacional, com a Guarda de Honra do Corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça, a que se seguiu a homenagem a José Relvas e aos Republicanos.
Na homenagem a José Relvas e aos Alpiarcenses que contribuíram activamente para o derrube da Monarquia e a instituição do regime republicano, o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça referiu que a proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade e as instituições, com um papel decisivo do movimento operário e popular, pôs fim a um regime decadente e teve associado um forte sentimento de independência nacional e de democracia. Promoveu significativas mudanças no plano das liberdades e direitos fundamentais, da educação e da cultura, combateu a ignorância e o obscurantismo, implementou reformas positivas em relação à família e aos direitos das mulheres.

Continuou referindo que a implantação da República proporcionou um importante desenvolvimento do país, mas o poder político rapidamente se virou contra os trabalhadores, defraudou as expectativas populares, reduziu o apoio popular ao regime, conduzindo ao golpe militar de 1926 e à instauração do fascismo com o regime Salazarista, a partir da resistência ao qual muitos Alpiarcenses contribuíram para a Revolução de Abril de 1974, que veio a aprofundar muitos valores que a revolução republicana não cumpriu.
Na Biblioteca Municipal foi inaugurada a Exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, produzida pela Direcção Geral do Livro e da Leitura, a que se seguiu a projecção comentada do vídeo “República: 100 Anos–100 Imagens” da autoria da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça.
A próxima comemoração incluída no programa de Comemorações do Centenário da República a realizar-se em Alpiarça será no dia 31 de Outubro de 2010, data do aniversário da morte de José Relvas.

Sem comentários:

Enviar um comentário