sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fórum “Violência nas Escolas:Que intervenções?”


A Câmara Municipal de Alpiarça realizou, na Biblioteca Municipal, o Fórum “Violência nas Escolas: Que intervenções?”, que se enquadra no Projecto (Re)ver a pobreza.
O Projecto, que prevê, entre outras acções, a realização de fóruns de reflexão, foi desenvolvido por diversos parceiros da região da Lezíria do Tejo, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Com a definição desta temática para o ano 2010, pretende-se dar a conhecer as várias formas de pobreza e exclusão, motivar para o seu combate e simultaneamente reconhecer o direito a uma participação activa na sociedade, aos cidadãos que vivem em condições de pobreza.
Neste sentido, com o objectivo de promover a reflexão e discussão sobre a violência no espaço escolar com diversos intervenientes, visando uma partilha de estratégias e práticas que possam ser um contributo para intervenções no futuro, o fórum foi dividido em dois momentos. No primeiro momento assistiu-se à intervenção de duas oradoras, a Prof.ª Dr.ª Sónia Seixas, Sub-Directora da Escola Superior de Educação de Santarém, que abordou o tema Bullying e a Prof.ª Dr.ª Celeste Simões, Co-coordenadora do Projecto Aventura Social – Faculdade de Motricidade Humana, que abordou o tema Violência no Espaço Escolar. No segundo momento foram constituídos dois grupos de trabalho, dinamizados pelas duas oradoras, onde se visava o debate da problemática tendo por base três questões: “Daqui a 10 anos, como queremos estar relativamente à violência escolar?”, “O que pode ser feito no imediato?” e “Que estratégias podem ser utilizadas?”.
O fórum foi encerrado pelo Sr. Presidente da Câmara que se pronunciou sobre algumas conclusões apresentadas pelos grupos e elogiou o trabalho e dedicação de todos os presentes, no contributo para o combate à pobreza e exclusão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário