quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Não atirem mais areia para os olhos!

Em tempos difíceis como o que estamos a viver actualmente, convém ir distraindo a população em geral e criar manobras de diversão, para que as pessoas não se centrem no que realmente de grave se está a passar. A história mostra-nos que sempre foi assim e agora não é diferente.

Depois da atribuição do prémio Nobel da Paz, em 2009, a Barack Obama, agora em 2010 a Liu Xiaobo, pensei que já nada me surpreendia.

Aliás, relativamente à atribuição destes dois prémios, que não me parecem indissociáveis, levantam-se-me uma série de dúvidas. Quem era Barack Obama? Para além de ser o Presidente de um País, o que fez em prol da paz no mundo? Mais, considerando que tomou posse em Janeiro de 2009, como é que logo passado uns meses é-lhe atribuído este prémio. Não podendo esquecer, obviamente, que preside um País que tem feito milhões de mortes por todo o mundo ao longo dos anos, mais recentemente com a invasão do Iraque, no Afeganistão, etc, etc, com a conivência deste mesmo senhor que foi galardoado com o Nobel da Paz. É este o expoente máximo da luta pela paz?

Continuando na mesma linha, atribui-se o prémio Nobel da Paz, em 2010 a um activista chinês “pela sua longa e não violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China”. Independentemente da opinião que possa ter relativamente à política daquele país, que muito provavelmente não é positiva, não posso deixar de pensar que esta distinção é tudo menos inocente.

Para terminar, fico hoje a saber que o” Parlamento Europeu atribuiu esta quinta-feira o Prémio Sakharov a Guillermo Fariñas, o dissidente cubano que esteve em greve de fome pela libertação de presos políticos no seu país”. Logo se apressaram a congratular-se com esta vergonha, os nossos queridos eurodeputados do PSD e CDS-PP. O Sr. distinguido com o galardão, considerado um dos mais importantes para os direitos humanos, afirma que o prémio não se destina a si mas ao seu país e ao seu povo. Tenho quase a certeza que o povo cubano não se orgulha da atribuição deste prémio. Porque é exactamente o povo cubano, que tem lutado ao longo dos últimos 50 anos, por uma sociedade verdadeiramente socialista. Onde, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo embargo económico (decidido justamente pelo Governo Americano, que actualmente é presidido por Barack Obama, o grande lutador pela Paz) toda a população tem ensino e saúde gratuitos e de qualidade. Pilares básicos, de uma sociedade moderna e progressista. Ao contrário de imensos países da Europa, onde se inclui Portugal. Dos EUA é melhor nem falar.

Mas o que são afinal os direitos humanos? Nós que vivemos num país, em que o ataque aos trabalhadores é cada vez maior, em que as condições de vida se têm degradado de uma forma abismal, em que pretendem acabar de uma vez por todas com o acesso gratuito à saúde e ao ensino, com os apoios sociais, baixam os salários, aumentam o custo de vida, em que há cada vez mais desempregados…

Confesso que estou cansado destas manobras políticas, estrategicamente pensadas, para distrair as pessoas do essencial. Completamente tendenciosas, que pretendem empurrar-nos sempre na mesma direcção. Já o eleito do PS na Assembleia Municipal, dizia, a culpa é dos Chineses. E, enquanto formos permitindo, e acreditando no que nos dizem diariamente sem nos questionarmos, lá nos vão enterrando mais um bocadinho. E quando dermos por isso, francamente não sei onde estaremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário