quinta-feira, 15 de julho de 2010

Noticia de O Mirante sobre o festival do Melão

Festival do Melão estreia em Alpiarça

Quem quiser provar o tradicional melão de Alpiarça pode fazê-lo, gratuitamente, durante o Festival de Melão que se realiza nos dias 24 e 25 de Julho, no parque de Carril, em Alpiarça. Um certame organizado pela junta de freguesia com o apoio do município. O objectivo da realização do evento é promover o melão do concelho e aumentar as vendas do produto.
O Festival de Melão era uma das promessas eleitorais da CDU.
A presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça explica porque decidiram avançar com a ideia. “O ano passado apercebemo-nos, em conversa com os produtores do concelho, que havia muitas dificuldades em vender e escoar o melão. Decidimos criar uma forma de promover o produto”, explicou Joana Serrano durante a apresentação do festival que se realizou na quarta-feira, 14 de Julho.
O festival vai ter um investimento de cerca de cinco mil euros, um valor muito mais baixo que a Feira do Vinho que foi “suspensa” este ano devido às dificuldades financeiras do municípios. “Podemos fazer festas interessantes e com qualidade, com um orçamento bastante mais reduzido”, referiu Joana Serrano.
Junta e câmara criaram um logótipo que vai ser colocado em todos os melões para os compradores saberem que estão a adquirir fruta do concelho. Durante os dias do festival realizam-se provas de melão, meloa e melancia. Quem quiser pode passear de barco na Vala de Alpiarça durante o dia.

A inauguração do certame está prevista para sábado, 24, pelas 15h30, com a presença do director regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Nuno Santos Russo. Segue-se a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense. A palestra sobre a origem do melão “Manuel António” realiza-se pelas 17h30 e é dirigida por Ricardo Hipólito.
Pelas 19h00 arranca a mostra gastronómica de melão seguindo-se, às 21h30, um espectáculo de Fado Tradicional com Casimira Alves, Manuel João Ferreira, (vozes), Luís Petisca (guitarra portuguesa), Pedro Pinhal (viola baixo) e Rui Santos (contrabaixo).
No domingo, 25, destaque para um almoço-convívio com uma sardinhada para os produtores e visitantes do certame. Pelas 17h30 os visitantes podem assistir às actuações do Rancho Folclórico da Parreira, Rancho Folclórico Infantil de Fazendas de Almeirim, Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Recreativa Valcavalense e do Grupo Cantares Populares dos Riachos. O Festival encerra com a actuação da banda R12 pelas 22h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário