segunda-feira, 14 de março de 2011

Nos 90 anos do PCP - apontamentos da luta dos comunistas e do Povo de Alpiarça (6)

EM NOVEMBRO DE 1944, AS POPULAÇÕES DE ALPIARÇA E DE ULME – CHAMUSCA REBELAM-SE CONTRA O RACIONAMENTO E A FALTA DE AZEITE.

Fonte: Movimento Nacional contra a fome e a exploração salazaristas – “Avante!”, VI Série, nº 66, Nov. 1944,p. 3

MOVIMENTO NACIONAL
Contra a fome e a exploração salazaristas

CONTRA AQUELES QUE DESCREEM das forças combativas do povo português, contra aqueles que defendem que o povo português tem de esperar da solução da situação internacional a solução do problema nacional, contra os que defendem a posição dos braços cruzados – O Partido Comunista chama os portugueses à luta contra o fascismo. O Partido Comunista defende que as lutas parciais conduzirão ao levantamento em massa da nação portuguesa contra o governo fascista de traição. E que será o levantamento popular, aliado à acção das forças armadas fieis à causa do nosso povo e do nosso país, que derrubará o fascismo e instalará em Portugal uma ordem democrática.
Nos últimos anos, as lutas populares têm-se intensificado e alastrado a todo o país. Nas lutas pelos géneros, contra o roubo dos produtos agrícolas, pelos salários e outras reivindicações operárias e camponesas, nas lutas contra as arbitrariedades e explorações dos organismos corporativos, nas lutas contra a fome, a exploração e o terror salazaristas, o movimento nacional contra o fascismo ganha dia a dia novas regiões e novas camadas da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário