terça-feira, 1 de março de 2011

Nos 90 anos do PCP - apontamentos da luta dos comunistas e do Povo de Alpiarça (4) - O Dia Internacional da Mulher

►EM 8 DE MARÇO DE 1973, AS OPERÁRIAS AGRÍCOLAS E OUTRAS TRABALHADORAS DE ALPIARÇA COMEMORAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER COM UMA GREVE GERAL.

Fonte: “Avante!”, VI Série, nº 453, Maio 1973, p. 1

O Dia Internacional da Mulher
O dia 8 de Março, comemorado pelas mulheres de todo o mundo, foi assinado em Portugal pela realização de colóquios.
Mas foi sem dúvida em Alpiarça que a jornada adquiriu a sua expressão mais elevada. As camponesas de Alpiarça e outras trabalhadoras da vila, entre elas as costureiras, comemoraram o 8 de Março com uma greve geral. Numa magnífica demonstração de solidariedade, os camponeses e operários da construção civil entraram também na greve. A mobilização para a greve foi feita através dum documento assinado por um grupo de camponeses.
Foi marcada uma romagem de saudade e homenagem à campa de Maria Albertina (militante comunista que morreu na clandestinidade) que foi impedida pela intervenção das forças repressivas. À hora da romagem 4 guardas da G.N.R. comandados por um tenente, de metralhadora aperrada guardavam a entrada do cemitério, enquanto vários “jeeps” e cavalaria de Santarém e Chamusca e um com pides patrulhavam as ruas da vila. Apesar de todo este aparato, as mulheres de Alpiarça não se intimidaram e dirigiram-se ao cemitério com ramos de flores. Sendo impedidas de entrar pela violência dos G.N.R.
Durante o dia, o povo veio para a rua, desprezando a intimidação, dando um ar festivo à vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário