quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A cuidar das peças para o futuro Museu Etnográfico







Sr. Administrador do AgitAlpiarça,
venho por este meio solicitar-lhe que publique uma resposta a um post colocado no JA, admirável peça de "análise" política, que deveria ser estudada nas universidades como exemplo da mais torpe desonestidade intelectual.
Esta peça denominou-a o "analista" com o pomposo título "Afinal as peças do Museu Etnográfico não desapareceram apenas estiveram entregues ao desleixo". E o artista (desculpem: o "analista") deixa bem claro ao longo do texto quem considera responsável pelo "desleixo" do abandono das peças: o actual Presidente da Câmara, Mário Pereira. Nem mais, é evidente para o artista "analista"!
Porque o elemento mais elevado da ética é a verdade (e a seriedade), peço-lhe, pois, que me permita proceder à sua reposição e, simultaneamente, desmascarar um mentiroso troca-tintas que escreve no JA.
Factos:
1. Há uns anos atrás, durante o mandato do PS na câmara (Rosa do Céu, Vanda Nunes, José Ferreirinha, etc), o Museu Etnográfico foi desmantelado (obras do P. enoturístico) e as suas peças, doadas por centenas de alpiarcenses para o museu, foram amontoadas numa adega da câmara e por lá ficaram até há pouco tempo.

2. No verão passado, após negociação com a Associação dos Amigos da Casa dos Patudos, estabeleceu-se um Protocolo de colaboração que prevê, entre outras coisas, a colaboração na limpeza e catalogação das peças, amontoadas e sujas (algumas danificadas), ficando combinado que, logo que possível, a Câmara disponibilizaria funcionários para fazer a limpeza das peças.

3. No final de Setembro houve um munícipe que questionou a Câmara relativamente às peças do antigo Museu, ao que o Presidente respondeu e disse que este trabalho estava previsto começar nas próximas semanas (que foi o que aconteceu!), assim que fosse possível lá colocar 2 trabalhadores e com a colaboração da AACMP.
Resumindo: o anterior executivo PS desmantelou o Museu Etnográfico e amontoou as peças num estado lastimável numa adega por vários anos; o actual executivo CDU em colaboração com a AACMP está a limpar e a recuperar as peças.
Com estes dados qual é a conclusão do administrador do JA (o "analista")? A culpa é de Mário Pereira.
Cada um que tire as suas conclusões. Mas honestamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário