sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Lembrar Alfredo Lima (4)


60.º aniversário do assassinato do jovem comunista e trabalhador agrícola de Alpiarça

ALFREDO LIMA

HOMENAGEM DO POVO DE ALPIARÇA

 
O regime fascista, que durante quase 50 anos oprimiu o povo português, foi responsável pela prisão de dezenas de milhar de portugueses e do assassinato de muitos deles - nas prisões ou na luta de massas -, entre os quais se contam Alfredo Lima, que até mesmo depois de morto continuou a ser vítima da arbitrariedade e da violência próprias do regime fascista e dos seus sequazes do aparelho repressivo.
Para tentar esconder mais este crime do regime e impedir que o povo de Alpiarça pudesse aproveitar o funeral de Alfredo Lima para manifestar a sua indignação e o seu protesto por mais um crime do regime fascista, enterraram-no em Santarém.
Só 24 anos depois, em Junho de 1974, derrubado o fascismo e conquistadas as liberdades, os restos mortais de Alfredo Lima puderam regressar à terra que o viu nascer e morrer – a heróica vila de Alpiarça, símbolo da resistência ao fascismo.
A participação de muitos milhares de pessoas na evocação de Alfredo Lima por ocasião da transladação dos seus restos mortais para o cemitério de Alpiarça, em Junho de 1974, constituiu uma poderosa manifestação de repúdio pelo fascismo e pelos seus crimes e de adesão aos ideais de Abril. 



Foi com Abril que finalmente se tornou possível dar o nome de Alfredo Lima a uma rua de Alpiarça.






O povo de Alpiarça demonstrou assim que não tinha esquecido que a liberdade fora conquistada à custa de muitos sacrifícios amassados no sangue de Alfredo Lima e de tantos outros que deram o melhor das suas vidas à luta pela emancipação dos trabalhadores.





                 (Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário