segunda-feira, 10 de maio de 2010

Economics Research Institute of Alpiarça

Economics Research Institute of Alpiarça
Relatório do 4º Trimestre 2009

Todos sabemos que Comunismo e Gestão, são terminologias que não se combinam muito bem, até porque ninguém é capaz de dizer o nome de um Economista ou de um Homem de Negócios, que tenha simultaneamente figurado na capa da revista Time e seja militante no PC local.

Por isso mesmo, quando queremos falar de boas práticas de gestão associadas ao comunismo, seja aconselhável pegarmos na cana de pesca e irmos repescar umas carpas para a Barragem dos Patudos acompanhados do Tio Florindo, que por acaso até é surdo, além de sofrer de uma demência intermitente, desde que perdeu todas as suas economias quando decidiu investir em produtos de retorno garantido no BPP, porque o meu primo, que é licenciado pela Universidade Católica e gestor de conta desse Banco, teve de cumprir os objectivos anuais que a Administração lhe impôs e por isso mesmo, andou a enfiar involuntariamente o barrete a quase toda a família.

Se pelo contrário, pensarmos em organizar um seminário sob o tema «Os comunistas são bons gestores», é bom irmos preparados para defrontar uma sala que só não está vazia, porque a prima Felismina, acompanha-me sempre nos dias em que o Tony Carreira tem espectáculos agendados porque assim é sempre uma boa desculpa para poder sair de casa à noite sem ter que explicar que afinal é uma fã histérica do maior cantor romântico português, e que até tem uma tatuagem do nome do artista na nádega (pelo menos, é o que ela diz. A minha irmã já viu a tatuagem e confessou-me que aquilo parece mais António do que Tony, o que não deixa de ser preocupante, uma vez que o meu primo chama-se Orlando).

Depois de uma tarde sem pescar nada, porque os gritos que eu tinha de dar ao surdo do Tio Florindo para ele perceber porque é que eu achava que os comunistas até poderiam ser bons gestores, espantaram todas as carpas para os lados do Parque de Campismo, cheguei à conclusão que afinal ele não tinha percebido nada e se lhe tivesse mostrado o último relatório da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) sobre o prazo médio de pagamentos das Autarquias aos fornecedores, que ele teria percebido o óbvio, porque até nem é cego. E o relatório diz qualquer coisa como isto:


Face ao que acima está representado, e a não ser que a DGAL seja aldrabona, o 1º trimestre de gestão CDU, é logo saldado pela redução do prazo médio de pagamentos a fornecedores para metade.

Enquanto no final de Setembro/2009, a Autarquia demorava 207 dias em média para pagar as suas dívidas (3 meses antes chegou a demorar 248 dias), eis que no último trimestre reduz o prazo médio de pagamentos para 108 dias.

No entanto, e contrariamente ao que eu julgava, não consegui convencer o meu Tio Florindo. Ele, como camarada do Advogado Ramalho e da Professora Graciete, que fazem parte da bancada do PS na Assembleia Municipal de Alpiarça, disse-me logo que esta era a prova que os comunistas não sabem gerir as Autarquias. Que segundo a opinião desses 2 ilustres eleitos na Assembleia Municipal, que a boa gestão não pode ser associada ao pagamento de dívidas e que os compromissos não são para honrar porque até podem prescrever…



Aníbal (Campino de profissão, Consultor de Finanças Públicas ao fim-de-semana)

Freguesia de Casal Cambique, concelho de Alpiarça, 10 de Maio de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário