terça-feira, 18 de maio de 2010

Crónicas do Campino Aníbal - A Birra do Sr. Advogado


Desde o início deste ano que passei a ser um assíduo espectador das sessões da Assembleia Municipal.

Vi-me obrigado a rescindir unilateralmente o contrato que me ligava à TV Cabo, consequência do congelamento de salários e aumento de impostos do governo PS, e não tenho grandes alternativas para me divertir a não ser o dia da Sueca nos Águias e os debates políticos no Auditório da Câmara Municipal, onde de tempos a tempos poderemos assistir a recriações dos grandes Julgamentos da história, onde o actor principal, o Sr. Dr. Ramalho, impressiona a Assistência com fortíssimos argumentos nas suas alegações de defesa dos Réus (antigo Executivo PS na Câmara).

Na última sessão de Abril, posso-vos dizer, que nem a série ‘Boston Legal’ teria um argumento tão bom:

O Dr. Ramalho, no meio de tanta prova acerca da ruinosa gestão do PS na Câmara Municipal, e em que inclusive sofreu a vergonha de ouvir da boca do Presidente da Assembleia a posição que a Autarquia ocupava no Ranking das piores Autarquias de Portugal segundo um estudo efectuado a nível nacional pelo Tribunal de Contas, tentou uma jogada repentina, inesperada e genial.

Apresenta uma proposta para que o Ministério Público investigue algumas afirmações efectuadas na Assembleia e também na comunicação social.

Esta jogada de mestre, e caso fosse aprovada, permitiria matar três coelhos de uma cajadada só:

- Absorver o actual Executivo (CDU) num rol processual infinito, tal como todos os processos do conhecimento público que se arrastam anos a fio sem um fim conclusivo. Sabendo as dificuldades que o actual Executivo tem encontrado, mais um problema burocrático, era mesmo o que vinha a calhar…

- Envolver a própria bancada da CDU e PSD numa acusação contra desconhecidos ou ausentes (a proposta não especifica nomes, e tanto a Vandinha como o Rosinha já não estão na Autarquia). Seria assim o actual Executivo a responder pelas acções do anterior. É motivo para perguntar ao Dr. Ramalho porque não fizeram essa mesma proposta nos tempos do PS na Câmara…

- E a cereja em cima do bolo. Se no fim, e caso o desfecho fosse conhecido ainda neste século, ninguém do Executivo anterior fosse declarado culpado, ainda poderiam solicitar indemnização a quem aprovou a proposta de investigação.

Era genial, não era? Pois… era!

O que este promissor advogado não esperava, é que os trabalhos fossem entretanto interrompidos e aproveitando esse intervalo, os eleitos da CDU percebessem que afinal tudo não passava de uma ratoeira. Ao serem retomados os trabalhos, a proposta não passou e toda a estratégia genialmente delineada na véspera pela bancada do PS caiu que nem um baralho de cartas.

Quando o Dr. Ramalho percebeu o fracasso da estratégia, tal menino mimado e mal comportado, desata a choramingar, apontando o dedo aos meninos maus da ‘foice e martelo’ que tiveram medo da proposta e votaram contra.

Mais uma vez, e ao fim de tantas sessões, ainda não conseguiu ganhar uma batalha contra aquele bando de miúdos desgadelhados, armados em comunas revolucionários, e que nem sequer têm o curso de Direito.

E está o PS entregue a esta gente. Agora se percebe como as coisas não lhes têm corrido nada bem…


Aníbal

Freguesia de Casal Cambique, 18 de Maio de 2010



Sem comentários:

Enviar um comentário