quarta-feira, 19 de maio de 2010

Crónicas do Campino Aníbal - Pontos de Vista

Ontem fui visitar o meu ex-patrão. Como sabem, fui campino de profissão, mas tive de deixar de trabalhar por um acidente de trabalho com uma vaca com o cio (ver crónicas anteriores).

Como a Pensão de Invalidez é uma miséria, e meu antigo patrão até é boa pessoa (coitado, teve ele lá culpa de só descontar o meu salário para a Caixa pelo ordenado mínimo), vai-me arranjando uns biscates aqui e acolá e como ontem era dia de banho dos cavalos, fui ajudar o moço de estrebaria a lavar os sovacos dos “Sorraias”.

Além de ficar a saber que os “Sorraias” têm pêlos nas axilas em maior quantidade que os “Puro-Sangue Lusitano” que até faziam depilação no Verão, fiquei ainda a saber umas regateirices da politica alpiarçoila pela boca do João, o tal rapaz de estrebaria.

Diz-se que o pessoal do PS e do Alpiarça é a Razão, ainda não atinaram na estratégia política para comprometer os camaradas comunistas. É que já não bastavam os desatinos na própria Câmara Municipal onde a Regina e o Garrotes já perceberam que não têm veia política para conduzir o barco que foi deixado à deriva pela Sónia que fugiu para o Governo Civil (há quem diga que o barco afundou logo desde que substituíram a Vanda pela Sónia como cabeça-de-lista).

Agora até na Junta de Freguesia se ouve o antigo Presidente, o Paizinho, a elogiar o trabalho daquela miúda que ninguém conhecia, na própria Assembleia de Freguesia. Ao que isto chegou. Já não têm espírito de políticos profissionais em que agora até se elogia o trabalho do adversário. A tradição já não é o que era.

Onde parece que as coisas continuam a ferver é na Assembleia Municipal, onde cada bancada tem uma visão completamente oposta das coisas. Ora se uns dizem que a Dívida é excessiva, os outros dizem que a Dívida nem é para pagar porque vai prescrever. Se uns dizem que o Mário Fernando usa barba, os outros dizem que é um desmazelado e nem se barbeia. Se uns dizem que o Carlos Jorge está magro com tanta preocupação, outros dizem que o rapaz tem tão boa vida que até tem tempo para ir ao ginásio e manter a boa forma.

Mas pontos de vista completamente diferentes, são aqueles que agora os comunistas e os socialistas têm das obras de embelezamento do Parque do Carril.

Aproveitando uma queixa da deputada da Assembleia Municipal, D. Graciete, que na última sessão se queixava do mau estado do Parque do Carril, vai daí e o Executivo da CDU iniciou uma série de intervenções no dito local. Desde a limpeza do Parque, até à construção de um muro e uma rampa para deficientes. Ou seja, não se contentaram em limpar o Parque tal como a D. Graciete tinha sugerido. Não, foram mais além e toca de levar tijolo e cimento para lá. E pensaram: «só queremos ver agora depois das intervenções que vamos fazer, do que esta tonta se vem queixar mais…»

E como ingénuos que são, e novos (e se são novos, não pensam), mal eles sabiam que ainda iriam ser criticados por fazer as obras no Carril.

É que os comunistas ficaram tão contentes com as obras que pensaram logo. «Eh pá, isto vai ficar tão bonito que até vamos convidar o camarada Jerónimo a vir cá».

E assim foi: Como havia uma Festa do PCP para fazer em Junho, aproveitam o espaço estar embelezado e além da Sardinhada, ainda trazem cá o Jerónimo. Ena pá… O Jerónimo e Sardinhas no mesmo espaço. É como se fosse um orgasmo múltiplo…

Ora, os socialistas não estão com meias medidas. Agora dizem que a intervenção só está a acontecer porque o camarada Jerónimo vem cá e se assim não fosse o Carril ficaria ao abandono como nos tempos do PS.

Como podemos ver, para uma determinada coisa, existem sempre diferentes pontos de vista. Para uns é Obra, para outros é Oportunismo.

Se fosse eu a mandar na Câmara, faria o seguinte: Em vez do Festival de Folclore ser realizado na Casa do Povo, seria no Parque do Carril e só depois vinha o camarada Jerónimo. Depois queria ver a D. Graciete e o seu séquito irem mandar bocas…




Aníbal

Freguesia de Casal Cambique, 19 de Maio de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário