sábado, 29 de maio de 2010

Crónicas do Neto do Campino Anibal - 300.000 em Luta

Meu avô era campino e vivia em Alpiarça. Era um homem simples, que gostava do seu vizinho e não tinha inimigos. Dizem que era um homem humilde criado nos campos da Lezíria, pastando o gado bravo que era enviado regularmente para as praças de toiros de todo o país.

Numa das histórias que ele me contou quando era miúdo, referiu uma que me cativou como nenhuma outra. O dia em que 300.000 portugueses se manifestaram contra um governo que se dizia socialista e que ao abrigo de um suposto plano de austeridade quiseram retirar muitos dos direitos que os cidadãos tinham conquistado ao longo de décadas de luta, congelando salários, aumentando impostos, mentindo descaradamente à população dia após dia, enquanto que esses governantes ao mesmo tempo se envolviam em escândalos financeiros e de abuso de poder como nunca visto em quase quatro décadas de democracia.

Nesse dia, a voz de um povo gritou incessantemente pelas avenidas de Lisboa. Mas nesse dia, nada aconteceu. Acabou o dia sem que o Governo voltasse atrás nas suas intenções.

Mas nesse mesmo dia também se fez história. Foi o dia em que centenas de milhares de portugueses, que tinham votado em muitos partidos, inclusive o próprio PS, se juntaram por uma causa. De permitir que os seus filhos e netos pudessem ter uma vida digna, que fossem respeitados, e que pudessem ver os seus sonhos concretizados.

Depois desse dia, outras manifestações aconteceram, os 300.000 cresceram e depois de muita luta, o Povo foi ouvido.

Esse dia foi apenas o início…

Ao meu avô e a todos os avôs, o meu obrigado.



Alpiarça, Abril de 2050

Sem comentários:

Enviar um comentário