sexta-feira, 7 de maio de 2010

Crónicas do campino Aníbal - I

Olá vizinhas e vizinhanços,

No dia 30 de Abril, fui assistir à sessão da Assembleia Municipal de Alpiarça.

Nunca pensei que trocar o canal "Caça e Pesca" da TV Cabo por um debate de políticos enfadonhos, se viesse afinal revelar como um inesperado e enriquecedor banho de cultura e doutrina económica.

E para isso, contribuíram obviamente as lições da Sra. Profª Graciete assim como as intervenções sempre inteligentes do Advogado Ramalho, que são deputados nessa Assembleia pelo partido do Sócrates, aquele que tem nome de grego sem o ser, mas que parece que também deixou o nosso País como a Grécia.

Nessa Assembleia, fiquei a saber, por exemplo, que quem tem dividas, não tem afinal motivos para estar preocupado. Até porque pagar as dívidas é uma opção de cada um e não uma obrigação.

Agora finalmente percebo porque o meu vizinho da frente, que deve dinheiro à minha Tia Ricardina e a mais não sei quantos vizinhos, anda tão descontraído e até tem um carro alemão topo de gama com caixa automática, enquanto que a minha Tia continua a conduzir o velhinho Opel Corsa de 2 lugares e não deixa que o meu Tio tenha umas ceroulas novas, porque «isto está mau e é preciso poupar». Só não percebo porque a minha Tia, sendo já uma pessoa com o dobro da minha idade, não soube escolher fregueses que pagassem e em vez de fazer um fato à medida para o meu vizinho caloteiro, não optou por fazer um vestido para a Prima Irene que vai se casar daqui a 2 semanas e até é de boas contas. Que tia mais palerma, a minha…

E agora que tanto se fala na possibilidade de Portugal entrar na Bancarrota, que na prática, nada mais é do que a incapacidade do País honrar os seus compromissos e pagar as suas dívidas, dizem que é uma catástrofe. Estes Economistas são mesmo palermas. Então não sabem que Portugal só paga se quiser?

Façam como diz a Profª Graciete e o Dr. Ramalho. Não paguem as dívidas e tudo se resolve. Afinal Portugal não precisa do crédito para nada, até porque produz tudo aquilo que necessita. E mesmo que não produza, qual o problema ? Eu até tenho saudades do Portugal de há 50 anos atrás. De ver as carroças puxadas por mulas e do cheiro a estrume pelas ruas da nossa Alpiarça.

Só por ter aprendido estas coisas, vou-me filiar no PS. É que disseram-me, baixinho, que quem for do PS, e for caloteiro, está sempre safo porque mais tarde ou mais cedo, as dívidas também prescrevem. Mas isso são outras conversas e ficam para uma próxima oportunidade.



Aníbal

Freguesia de Casal Cambique, concelho de Alpiarça, 7 de Maio de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário