terça-feira, 12 de julho de 2011

Alpiarça renova festival para promover melão do concelho

(noticia de O Ribatejo)


Promover o melão típico produzido pelos agricultores do concelho e estimular o seu consumo são os dois grandes objectivos do II festival do melão de Alpiarça, que se realiza nos dias 23 e 24 de Julho.
Durante todo o fim-de-semana, há provas de melão, tasquinhas com gastronomia regional, fados, ranchos folclóricos, um baile e até um passeio de carros e bicicletas antigas, entre uma série de actividades lúdicas que visam chamar o grande público ao parque do Carril, local que volta a acolher o certame.
Ao lado, no mercado da fruta, os produtores têm o fruto em exposição para venda.
“O melão faz parte da nossa identidade e é isso que queremos afirmar, acima de tudo”, afirmou Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça, entidade que organiza o festival do melão em parceria com a Junta de Freguesia local.
Na conferência de imprensa que serviu para apresentar o programa do certame, o autarca lamentou que exista ainda alguma falta de sensibilidade por parte dos produtores para a importância destas iniciativas, sobretudo quando se mostram renitentes em aceitar os convites que lhes são dirigidos para marcarem presença.
“Temos feito um esforço para que os agricultores sejam mais organizados e percebam a importância da promoção dos seus próprios produtos, mas há passos que só podem ser dados por eles”, afirmou Mário Pereira, explicando que a intenção da autarquia passa precisamente por “criar condições para um maior envolvimento entre os produtores”.
A médio prazo, é uma questão que “pode ter efeitos no próprio escoamento do produto”, vincou o autarca.
Em tempos de contenção financeira, a realização do festival do melão não deverá ultrapassar os 10 mil euros, em que metade vem directamente do orçamento da Junta de Freguesia de Alpiarça.



“Neste segundo ano, vamos tentar que o festival tenha maior qualidade”, explicou Joana Serrano, a presidente deste órgão, acrescentando que não será só o melão a estar em destaque, mas também os vinhos, doces e outros produtos regionais.
“É uma forma de tentar dinamizar a economia local, num concelho onde a agricultura continua a ter um papel primordial na vida das populações”, completou Mário Pereira.
O certame vai também ser palco do lançamento de uma publicação sobre o melão “Manuel António”, a variedade típica do concelho, que recebeu o nome do produtor alpiarcense que desenvolveu a semente.
O trabalho é da autoria de Ricardo Hipólito, e vai ser apresentado no sábado, dia 23, às 15 horas.
Segundo Joana Serrano, a Junta de Freguesia já encetou os primeiros passos para tratar da certificação desta variedade de melão, cuja produção tem caído significativamente nos últimos anos.
“É o nosso verdadeiro melão, o melão de Alpiarça, e não podemos permitir que deixe de ser produzido e comercializado”, sustentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário