quinta-feira, 14 de abril de 2011

Isto vai meus amigos, isto vai!


Primeiro foi a herança. Milhões e milhões de dívidas.
Diziam que não era bem assim.
Depois foi a auditoria às contas. Não mostraram o mínimo interesse.
Na Assembleia Municipal através dos incontornáveis eleitos Graciete e Ramalho, insinuaram que a empresa de auditoria era da “cor” … perderam o pio quando foram informados que a dita empresa trabalhava para “todas as cores” …
Depois era o Plano de Saneamento que não era consistente, que estava mal estruturado, que não apontava soluções.
E vai daí, surge um comunicado do PS com as soluções: Cortar no papel e nas fotocópias.
Na dita Assembleia veio mais outra grande contribuição: Afirmou um eleito do PS que havia dívidas que podiam prescrever… logo não se deviam pagar.
Depois foi o tribunal de Contas que, no cumprimento das suas funções, pedia mais elementos e mais elementos e mais elementos… o processo parecia não ter fim e eles esfregavam as mãos de contentes. Vai ser reprovado, além do mais como sempre dissemos, está mal feito…
Entretanto a situação financeira da CM ia-se agravando a cada dia que passava. E isso era bom para eles.
Matavam dois coelhos de uma cajadada.
A CM atingiria a rotura financeira. Ficava paralisada.
Conclusão:
A CDU é incapaz de resolver os problemas.
O executivo ficava atado de pés e mãos para cumprir com os seus compromissos.
È preciso um salvador!
Entretanto, como se a CM vivesse numa perfeita normalidade financeira, iam passando a mensagem de que o executivo estava sem iniciativa.
Um conhecido papagaio da blogosfera amplificava-lhes os argumentos: O empréstimo ia acrescentar mais dívida à dívida, o executivo devia era ir para os gabinetes ministeriais (comentário publicado exactamente no dia em que o executivo estava em Lisboa nos “gabinetes ministeriais”…) a fazer o que devia a ser feito, mas o senhor não sabia, não se vê obra nem se vai ver obra…
Entretanto o executivo ia fazendo o seu trabalho, negociando com fornecedores e credores.
A situação estava a tornar-se insustentável. Todos o sabiam. Uns porque tinham de resolver os problemas de tesouraria, outros porque sabiam “a prenda” que tinham deixado.
Pelo meio vá de fazer pressões junto de quem decide: O Plano não pode ser aprovado, muito menos o empréstimo bancário!
(um dia talvez seja interessante publicarmos aqui alguma coisa sobre pressões, autocarros, seguros fora de prazo, instituições bancárias…)
O tiro saiu-lhes pela culatra.
O inefável bloguista, como é da praxe, anda entretido com um problema bem maior e que tem deixado os alpiarcenses sem dormir, tamanha é a preocupação: Quem vai ser o candidato do PS em 2013? E se a Sónia for para deputada como vai ser?
Do PS (oficial ou oficioso ou facebbokcioso…) espera-se uma palavrinha… È que nestas coisas da política há silêncios tão comprometedores…
Todos sabemos que o Plano de Saneamento é apenas isso, um Plano de Saneamento Financeiro. O doente já não corre perigo de vida mas continua doente. E a recuperação é longa e complexa.
Haja calma. Isto vai, meus amigos, isto vai!


Sem comentários:

Enviar um comentário