quarta-feira, 27 de abril de 2011

Estamos a viver acima das nossas possibilidades?

Dicionário de PolitiquÊs
(para principiantes e não só!) 

Crónica da responsabilidade do   Professor Magenta
Politólogo, Enólogo, Astrólogo e Embrógolo

Dicionário  de  PolitiquÊs
(para principiantes e não só!)

Estamos a viver acima das nossas possibilidades?


Recebemos da nossa leitora Amélia Carril dos Santos uma pergunta à qual respondemos com todo o gosto:
- Professor: Tenho uma reforma de 237€. Graças a Deus não pago renda de casa. Gasto metade da reforma em medicamentos. Ultimamente tenho gasto menos. Não vou ao médico há 6 meses e assim poupo mais uns tostões. Se não fosse isso e como os medicamentos têm aumentado, deixava bem mais de metade da minha reforma na farmácia do Moreira.
Esgatanho-me toda para que a minha reforma dure pelo menos 15 dias do mês.
Tenho ouvido na televisão que nós, os portugueses, temos vivido acima das nossas possibilidades.
O que acha disso? Será que pode ajudar-me a poupar um pouco mais? Corto adonde? Na sopa ou nos medicamentos? 
Minha estimada Senhora:
Goze a vida enquanto pode.
Corte uma semana na sopa e na outra nos medicamentos.
Porque quando vier a AJUDA do FMI e da TRÓICA…vai ter de cortar na sopa… e nos medicamentos!
Não você não tem vivido acima das suas possibilidades. Nem a senhora nem a esmagadora maioria dos portugueses!
Esse é o discurso deles para levarem a água ao seu moinho e fazerem crer às pessoas que todos temos de fazer sacrifícios. Só que nunca foi nem será assim. A não ser que isto leve uma grande volta!
Nem todos andámos a viver acima das nossas possibilidades, nem todos estamos a fazer sacrifícios por igual!
Eles congelam salários e pensões mas nos lucros das grandes empresas e nas grandes fortunas não lhes tocam!
Enquanto a Senhora poupa nos medicamentos, eles têm engordado à custa do Orçamento e agora pedem sacrifícios para todos!
O dinheiro não falta, está é mal distribuído!

E além disso, aqueles que na Televisão dizem que todos temos de fazer sacrifícios, não têm reformas como a sua!

Sem comentários:

Enviar um comentário