quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Relembrar Alpearça

Extraído de uma entrevista do jornal o diário ao Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça Dr. Armindo João Gaspar Pinhão (30 de Março 1989)
No próximo sábado, dia 2 de Abril, o concelho de Alpiarça vai assinalar o 75º aniversário da sua criação. Integrada até então no concelho de Almeirim, a freguesia de Alpiarça foi elevada a concelho muito por influência de José Relvas, figura destacada da implantação da Republica, e de uma Comissão de agricultores formada para o efeito.
Concelho tradicionalmente dedicado a agricultura Alpiarça assenta a sua principal actividade económica na cultura da vinha. Tradição no concelho tem também a defesa dos valores republicanos e democráticos. Aqui foi formada logo após a implantação da Republica o primeiro Sindicato dos Operários Agrícolas. Durante os 48 anos de fascismo, Alpiarça destacou-se particularmente no combate ao regime, muito dos seus habitantes foram detidos pela PIDE ou andaram na clandestinidade. De facto, o primeiro «quartel» da PIDE no distrito de Santarém foi instalado aqui e não na capital de distrito de Santarém foi instalado aqui e não na capital de distrito e a vila era apelida de «Moscovo Portuguesa».
25 de Abril – a liberdade
O 25 de Abril de 1974 foi, como nos diz Armindo Pinhão, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, «recebido como uma vitória do povo português, a população agarrou a liberdade com ambas as mãos e no cômputo geral representou e permitiu uma melhoria das condições de vida. De facto o país desenvolveu-se bastante em termos de infra-estruturas locais e neste aspecto a grande responsabilidade cabe ao poder local. A liberdade levou a que o relacionamento entre as pessoas se tivesse alterado, mas ainda há quem lute na tentativa de retomar situações do passado. É neste ponto que devemos ter mais cuidado, para que a constituição não seja desvirtuada.»
Em 1974 o concelho de Alpiarça praticamente não tinha esgotos, a água canalizada não chegava a todos os agregados familiares, o mesmo acontecia com a energia eléctrica, Quase 15 anos depois, a situação é bem diferente, totalmente coberto pelas redes de água e energia eléctrica, com recolha de lixo e com a vila totalmente coberta pela rede de esgotos, Câmara Municipal está neste momento numa fase de instalação de esgotos nos três lugares que integram o concelho. Ao mesmo tempo foi acordado um projecto conjunto com a Câmara de Municipal de Almeirim para a construção de uma Estação Tratamento de Águas Residuais.
Trata-se como nos diz Armindo Pinhão, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, de «um projecto elaborado a cerca de 10 anos, mas que por falta de meios financeiros ainda não arrancou. Candidatamos o projecto ao FEDER e estamos esperançados que venha a ser aprovado para possamos iniciar o mais rapidamente possível, porque neste momento os dois concelhos estão praticamente cobertos por redes de esgotos e essas águas estão a ser lançadas na vala de Alpiarça. Penso que não há qualquer interesse nisso!».

Sem comentários:

Enviar um comentário