quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

IV Seminário do Consumo Racional de Água




No âmbito do plano de educação/sensibilização ambiental que a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo está a desenvolver na área dos seis municípios onde intervém, decorreu no dia 26 de Novembro no Cine-Teatro de Almeirim, o IV Seminário sobre Consumo Racional de Água.
Este forum foi dirigido aos alunos e professores das Universidades Séniores de Almeirim e Alpiarça, e contou com as seguintes presenças:
-        Dr. Mário Fernando A. Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça;
-        Vereador José Carlos Silva, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Almeirim;
-        Eng.º José António Moura de Campos, Director-Geral da Águas do Ribatejo;
-        Eng.ª Ana Rita Antunes, coordenadora do Projecto Nacional ECOCASA e dirigente da Associação Ambientalista Quercus,
-        Drª. Sofia Antunes, Jurista da Associação de Defesa do Consumidor – DECO.
Participaram ainda Paula Guerra, coordenadora da USAL – Universidade Sénior de Almeirim e Margarida Carreira, coordenadora da ASAL – Academia Sénior de Alpiarça.
O Vereador José Carlos Silva, agradeceu as presenças dos convidados, dos alunos e professores das Universidades Seniores de Almeirim e Alpiarça neste Seminário.
O Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça salientou o papel, que o poder local democrático saído do 25 de Abril de 1974, na contribuição para uma eficaz distribuição da água e da cobertura da rede de saneamento básico em benefício das populações, num processo que conduziu à constituição da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, de capitais exclusivamente dos municípios associados.
O Director-Geral da Águas do Ribatejo referiu-se aos investimentos efectuados e já concluídos no montante global de 52 milhões de euros nos seis municipios que integram esta empresa, de um total de 131 milhões de euros previstos, sendo 4,6 milhões de euros respeitantes aos municípios de Almeirim e Alpiarça.
A coordenadora do Projecto Nacional ECOCASA e dirigente da Quercus, abordou as “Estratégias para a racionalização dos consumos”.
A jurista da DECO referiu-se às questões de ordem jurídica na prestação de serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, e a importância da poupança da água.
Este Seminário foi precedido da actuação do Coro da Universidade Sénior de Almeirim.

Sem comentários:

Enviar um comentário