quinta-feira, 8 de março de 2012

O seu a seu dono


O PS na última Assembleia Municipal apresentou uma “proposta” para que fossem homenageados três cidadãos de Alpiarça pelos contributos que deram antes do 25 de Abril na luta pela liberdade e pela democracia.
Na discussão dessa proposta a CDU lembrou que um dos propostos já tinha sido homenageado no passado (António Jorge).
O PS retirou esse nome da proposta.
Questionados sobre qual o tipo de homenagem que era proposta, os eleitos do PS afirmaram que se tratava de uma sugestão para que se realizasse uma homenagem no âmbito das comemorações do 25 de Abril.

Em momento algum a bancada da CDU questionou os três (que depois passaram a dois…) nomes propostos.

Acresce que a proposta não estava enquadrada quer pelo regimento da Assembleia Municipal, quer por qualquer fundamentação que a sustentasse.
Foi por isso que a Assembleia foi interrompida para que o Presidente da Assembleia desse a ler aos eleitos do PS o regulamento para a atribuição de medalhas.
Mais tarde, a Assembleia foi de novo interrompida para que o PS acrescentasse uma fundamentação mínima da sua proposta.
Porquê que a CDU votou contra?
A CDU votou contra porque, conforme foi dito na reunião, a proposta não tinha qualquer fundamentação devidamente sustentada, não preenchia os requisitos que esta força política considerava essenciais para que ela fosse considerada.

Em momento algum, os eleitos da CDU se manifestaram contra os nomes das pessoas propostas para serem homenageadas. Esta é a verdade. 

Como poderíamos estar contra se nós próprios, em dois momentos lhes prestámos a nossa homenagem? 

Nas homenagens que tiveram lugar nos dois anos anteriores, a CDU contactou previamente as pessoas a homenagear ou, no caso dos falecidos, os seus familiares, para obter a sua concordância prévia.
Agora isso não foi feito.
Também, através de contacto com os próprios ou com os seus familiares foram recolhidos os elementos biográficos que sustentaram a apresentação das propostas. Isso também não foi feito.
A maioria dos eleitos não acompanhou as opiniões da CDU e a proposta do PS foi aprovada.
A CDU saberá respeitar a decisão tomada e, para esta como para todas as outras homenagens, empenhar-se-á para que tudo corra da melhor forma possível.
Espera-se que desta vez o PS, sempre arredado destas realizações e de muitas outras, se empenhe de igual forma nas homenagens que venham a ter lugar no quadro das comemorações do 25 de 2012.
Como era expectável, PS e todo o batalhão de anti-comunistas cá da terra procuraram e procuram tirar partido do que se passou. Tal atitude não acrescenta nada de novo.
Mas, para que não fiquem dúvidas, mais uma vez se sublinha que os eleitos da CDU não se pronunciaram nem se vão pronunciar sobre as pessoas a homenagear.
Ao contrário do que alguns afirmam, o PCP a e CDU não apagaram da sua história pessoas que num determinado momento das suas vidas deram um importante contributo para a luta pela liberdade e pela democracia.
As ligações ao PCP antes e depois do 25 de Abril nunca foram nem são critério para a avaliação dos méritos de qualquer cidadão.
Por ocasião do 75º aniversário do PCP (1996) foi colocado um painel com a relação de todos os presos políticos de Alpiarça, onde constam os três cidadãos que o PS agora, e à pressa, pretende homenagear.
Na exposição que foi organizada em 2011 para assinalar os 90 anos do PCP, essa mesma relação de presos políticos e demais materiais relativos a muitos outros cidadãos que não foram militantes do Partido foi, e continua exposta.

1 comentário:

  1. Agradeço o esclarecimento e temos aqui a prova da ombridade dos eleitos que governam em Alpiarça.

    ResponderEliminar