terça-feira, 4 de janeiro de 2011

preseunção e água benta...

 Um JA famoso blogue da nossa terra publicou uma noticia extraída do Jornal O Torrejano sobre este assunto.
Ficámos a saber que Alpiarça era um dos concelhos envolvidos neste projecto:

"Municípios empenham-se na oferta de melhores condições de vida aos idosos"

Nesse mesmo blogue, um Anónimo disse...
Era interessante consultar o programa eleitoral do PS/Alpiarça é a Razão das ultimas eleições autárquicas sobre este programa. E já agora também sobre outras medidas aí propostas e agora ensaiadas por este executivo. Ainda bem que seguem este caminho, convém é não esquecer quem o traçou! 
Para as almas mais distraídas, aqui fica o excerto do programa Eleitoral da CDU:
"Participaremos activamente com os parceiros da rede social concelhia promovendo uma intervenção eficaz no apoio aos mais desfavorecidos e no combate à pobreza. A intervenção junto das crianças e dos reformados e idosos passará pelo reforço da colaboração com a Fundação José Relvas e com a ARPICA – Cantinho do Idoso, no apoio à sua acção assistencial, na efectivação de novas valências e estruturas físicas de apoio. Será de grande importância o desenvolvimento de políticas dirigidas aos idosos que, a par das acções orientadas para a animação sócio-cultural, a ocupação de tempos livres, o apoio e prestação de serviços de interesse colectivo, contribuam para o seu esclarecimento e mobilização em defesa dos seus direitos a melhores reformas e a cuidados de saúde.
A acção nesta área passa também pela reivindicação, junto do Poder Central, das medidas que assegurem o direito à saúde, no quadro da defesa do Serviço Nacional de Saúde, eliminem os graves problemas de acesso a cuidados de saúde e concorram para o desenvolvimento de programas de educação para a saúde.
Acção Social
- Reforçar a acção do Gabinete de Apoio Social na ligação aos problemas sociais existentes no concelho, proporcionando uma resposta adequada no apoio às famílias.
- Apoiar a Fundação José Relvas e a ARPICA – Cantinho do Idoso no trabalho assistencial à infância, aos idosos e a cidadão portadores de deficiência, com a especial relevância em eventuais projectos de construção de novos espaços de creches, lares ou centros de dia.
- Realizar regularmente viagens para crianças, jovens e idosos.
- Criar taxas diferenciadoras de acesso aos equipamentos e serviços prestados pela autarquia, combatendo as desigualdades e assumindo a uma responsabilidade social.
- Promover a efectivação do direito a habitação condigna aos munícipes através da promoção de habitação a custos controlados, privilegiando a opção pela recuperação de casas degradadas e/ou devolutas.
 - Assegurar o acesso a transporte gratuito para reformados e cidadãos portadores de deficiência com rendimentos baixos.
- Promover medidas de integração social, de acolhimento de novas comunidades imigrantes e de fomento multi e intercultural."

Sem comentários:

Enviar um comentário