sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Câmara Municipal ao serviço do PC! Uma vergonha!


Há uns dias no magnifico espectáculo realizado no Teatro Sá da Bandeira afirmei que “Álvaro Cunhal é no século XX e na passagem para o século XXI em Portugal, a personalidade que mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projecção no plano mundial, designadamente como um dos mais conhecidos e prestigiados dirigentes do movimento comunista internacional.

A vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal justificam a significativa homenagem que por todo o país as organizações do PCP, autarquias, Associações, sindicatos, escolas, universidades, agentes culturais, artistas, promovem das mais diversas formas.
Comemorar o centenário do seu nascimento é salientar o seu exemplo inserido na acção colectiva em que se integrou e na causa à qual dedicou toda a sua vida.
É promover a valorização de um legado constituído por um pensamento, um acervo de análises e acção que expressam um conteúdo a que a vida deu e dá razão e que tem uma crescente projecção na actualidade e no futuro.
Álvaro Cunhal, enquanto militante e dirigente comunista, revelou uma tenacidade, uma abnegação e coragem raras e recusou, sempre, quaisquer privilégios pessoais.
Interligou, ao longo de toda a sua vida, a intervenção política com um apaixonado interesse por todas as esferas da vida, nomeadamente pela criação artística.
Evocar Álvaro Cunhal num momento particularmente difícil para Portugal e para o Povo português, é prosseguir o seu combate de sempre, pela liberdade, pela democracia, pelo socialismo.
É transformar o sonho em vida e fazê-lo, sempre, com toda a confiança e uma imensa alegria!”
Mantenho o que disse.

Admito que outros não pensem como eu.
O que me custa a admitir são as dislexias cerebrais de uns sujeitos deliberada e ostensivamente brutos, mal informados e impregnados dum preconceito anti-comunista ao nível daqueles seres que gritavam há uns anos atrás que “Osa comunistas Comiam as criancinhas”… e que “davam aos velhos uma injecção atrás da orelha”.
Vem isto a propósito dum rol de disparates publicados no sitio do costume e com o habitual destaque que um sujeito bem conhecido costuma dar a tudo o que seja contra o PCP, contra a CDU, contra a Câmara Municipal.
E qual a razão de tanta verborreia cerebral?
A Câmara Municipal teve a pouca vergonha e desfaçatez de colocar na Feira do Livro uma exposição sobra a “Vida e Obra de Álvaro Cunhal!
Uma vergonha! Gritaram as virgens ofendidas.
“Não há Câmara neste país” que tenha feito uma coisa destas!
Factos:
1.      A Câmara Municipal não gasta um tostão com a referida exposição.
2.      A Câmara do Bombarral, ( como se sabe este município é dirigido por perigosos comunistas empedernidos…) em parceria com O PCP local, tem a mesmíssima exposição patente na sua Biblioteca Municipal.
3.      A Assembleia Municipal de Santarém (onde impera uma maioria comunista… ) aprovou  recentemente a atribuição do Nome de Álvaro Cunhal a uma rua daquela Cidade.
4.    A Assembleia Municipal de Rio Maior (SIM, RIO MAIOR, Onde já chega a pouca vergonha!) também aprovou a atribuição do nome de Álvaro Cunhal a uma rua daquela Cidade.
5.      O PCP realizou no passado domingo no Teatro Sá da bandeira um espectáculo evocativo.
Teatro cedido à "Borla"…
Funcionários e técnicos do Teatro pagos pela Câmara…
Participaram várias dezenas de artistas, quantos eram do PCP?
6.      No passado dia 23 de Março realizou-se um espectáculo evocativo na Aula Magna (Universidade de Lisboa. Não confundir com a Festa do Avante…). E quem integrava a Comissão Organizadora? Perigosos e conhecidos comunistas como Eusébio, Hilário, Manuel José, Jesualdo Ferreira, Tóni, Simões, Carlos Manuel, Chalana, Jaime Pacheco, só para falar do pessoal da bola…Mas também faziam parte o reitor da Universidade de lisboa, Sampaio da Nóvoa, http://www.youtube.com/watch?v=9PUziRt2Vfk
7.      que no próprio espectáculo usou da palavra em nome da…Pasme-se! UNIVERSIDADE DE LISBOA!
E No espectáculo participaram largas dezenas de artistas, todos eles comunistas, com Pedro Abrunhosa, TIM, entre muito outros…



8.      No dia 27 de Abril será inaugurada uma exposição documental em Lisboa, no Páteo da Galé (conhecida sede do PCP…)
9.      Sobre a obra de Álvaro Cunhal, quem melhor do que o conhecido comunista GRAÇA MOURA para falar sobre a matéria?


Não me vou ficar por aqui!

A pouca vergonha inunda o país:

Palmela

Promotor Câmara Municipal de Palmela

Promotor Câmara Municipal do Seixal
Inauguração da Exposição sobre Álvaro Cunhal e mostra bibliográfica, na Biblioteca Municipal do Seixal.

Benavente

Promotor Câmara Municipal de Benavente e Junta de Freguesia de Benavente
Exposição e Colóquio «Centenário de Álvaro Cunhal»,

Loures
Sessão cultural evocativa «Vida e obra de Álvaro Cunhal», com exposição, momento musical e poesia, pelas 21h00, em Santo António dos Cavaleiros

Penacova
Promotor Câmara Municipal de Penacova
Os dias da liberdade, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Penacova - Centro Cultural, em Penacova.

Tertúlia do Mercado no Ciclo de Biografias Apaixonadas
Lisboa
Promotor: Junta de Freguesia dos Anjos

Lisboa

Promotor Junta de Freguesia de Santo Estêvão


Montemor-o-Novo

Promotor Câmara Municipal de Montemor-o-Novo


Lisboa

Promotor Biblioteca Museu República e Resistência 

Lisboa

Promotor Escola Secundária de Camões

Leiria

Promotor Câmara Municipal de Leiria

ATÉ EM PARIS… DE FRANÇA!

Paris, France
Réunion Oublique de Présentation du Cercle Álvaro Cunhal, 18h30 à la Maison du Portugal - André Resende (Cité Internationale Universitare de Paris - 7 P, boulevard Jourdan-27014 Paris).~

Sessão sobre a obra de Álvaro Cunhal
Sessão sobre a obra de Álvaro Cunhal, pelas 17h30, na FNAC - Leiria, em Leiria.

E EM ALPIARÇA SENHORES?

Bem em Alpiarça, já no mandato da CDU tivemos na Biblioteca uma exposição de livros sobre o 25 de Abril onde, por lapso certamente, não constavam obras de Álvaro Cunhal mas abundavam obras de Mário Soares e de Manuel Alegre. Mas isso não conta… não é Senhores incomodados?
E AINDA HÁ que os leve a sério.
Por mim, faço minhas as palavras de Alguém bem mais importante que eu: “Perdoai-lhes Senhor que eles não sabem o que dizem”.
Até breve! (ou..  até amanhã camaradas...)









Sem comentários:

Enviar um comentário