quinta-feira, 22 de setembro de 2011

1º Aniversário do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça


Alpiarça, vila ribatejana, situada na margem esquerda do rio Tejo, constituída geograficamente por planícies e pequenas elevações de terreno, onde o homem se dedica à agricultura e à criação de gado bovino e hípico. O nome de Alpiarça é de origem Árabe, aqui foram encontrados vestígios arqueológicos que comprovam a existência de uma ocupação árabe próximo do sítio do Alto Castelo. A ocupação humana em Alpiarça é muito antiga, comprovada por importantes achados arqueológicos do Paleolítico Inferior, com mais de 20.000 anos.

A vila de Alpiarça é dotada de alguns locais de interesse como a Casa museu dos Patudos, a Paria do Patacão, a igreja de Stº Eustáquio, a Albufeira dos Patudos, entre outros. Para além destes locais de interesse considerados aprazíveis e bastantes agradáveis, podemos contar com uma variada gastronomia, como o Carneiro à moda de Alpiarça, SS de Amêndoa, Arroz doce, Ferraduras, Patudos, broas de mel e Vinhos licorosos, todas estas especialidades e mais algumas que os podemos encontrar nesta vila. 

O Grupo Etnográfico de Danças e cantares de Alpiarça, foi fundado a 25 de Setembro de 2010, com o objectivo de divulgar à sociedade em geral e particularmente aos jovens as danças, os cantares e os trajes de Alpiarça usados nomeadamente no século XIX e XX. Por decisões dos seus membros o Grupo passou a designar-se de ALBANDEIO. Este nome resulta da composição de AL (Alpiarça) e BANDEIO (nome de uma dança do nosso reportório).

Adoptou trajes domingueiros, de noivado, de gala, de trabalho e de pescadores, que dão o colorido e identificam a profissão e o estrato social a que cada pessoa pertencia.
As danças, são compostas por Bailaricos, Verde-Gaios, Fadinhos, Viras e modas para bailar, marcadas por quadras populares que evocam o quotidiano da época, com destaque para o Fandango, dança que demonstra o do Homem do Ribatejo. 
São vários os instrumentos que compõem a música, como o acordeão, a bilha, o reque-reque, a cana e os ferrinhos dão a alegria e a vivacidade, expressa na rapidez e perfeição com que os dançarinos executam os sapateados.

Sem comentários:

Enviar um comentário