quarta-feira, 25 de abril de 2012

Comemorar Abril - Breves apontamentos


Importa ressalvar que sou daqueles que comemora Abril e que por isso, tenho andado e ainda ando ocupado.
Não tenho dado grande atenção ao que outros dizem (e pouco ou nada fazem ou fizeram para o comemorar ou, mais importante ainda, para o defender).
Por isso, deixo aqui apenas alguns apontamentos para reflexão futura:
- As comemorações do 25 de Abril em Alpiarça estão a ser um sucesso. Diversificadas, Participadas, envolvendo as chamadas forças vivas da terra.
- O almoço realizado hoje, excedeu todas as expectativas. Dizem-me que a intervenção de Frenando louro foi excelente!
- Ontem na Sessão Solene foram produzidas importantes intervenções. De todas elas, concorde-se ou não com todo o seu teor, foi possível "espremer algum sumo".
Menos uma: A Intervenção feita em nome da bancada do Partido Socialista pelo incomparável e inconfundível Ramalho... desiludiu-me. Desiludiu-me e fez-me perder uma aposta! Com efeito tinha apostado que ele não poderia evocar o 25 de Abril sem falar de Cuba, da Coreia do Norte, do muro de Berlim. Falhei! perdi! Ele esteve quase lá mas, desta vez não falou dessas matérias que tanto preocupam os Alpiarcenses.
Talvez por isso ou talvez não, um outro eleito disse para quem o quis ouvir que "aquilo que ele disse era uma vergonha e que o discurso não tinha sido discutido entre os eleitos do PS" (coisas entre eles que não me dizem respeito...)
Talvez por isso, ou talvez não, o eleito Ramalho não estava nada satisfeito e não parou de abanar a cabeça em sinal de desconforto com algumas das coisas (boas ) que ali aconteceram!
Na sessão solene todos disseram o que pensavam e não aquilo que alguns gostariam que tivesse sido dito...
Estava montada uma provocaçãozinha: " vamos propor estes nomes e agora é que os entalamos..." terão pensado alguns lá para os lados do PS.
O tiro saiu-lhes pela culatra e o seu incómodo era mais que evidente!
Tão evidente que fizeram de conta que havia duas homenagens.
Uma, a dos "seus", da sua proposta, e outra a "deles".
Terá sido por isso que fizeram de conta que apenas dois nomes estavam a ser homenageados, tendo roçado até a falta de educação o facto de não terem conseguido pronunciar os nomes de Jacinto Marvão e João Pinto.
Por mim estou muito satisfeito. 
Não gostaram do Speeeker, queriam outro. Queriam ser eles a organizar a homenagem "deles" ignorando que  essa homenagem, a de todos eles, era da responsabilidade da Mesa da Assembleia Municipal, o que foi feito com toda a dignidade, diga-se.
Mas estou ainda mais satisfeito e, porque não dizê-lo, orgulhoso de ser comunista!
Em Alpiarça, por mais voltas que se dê, se ser quiser homenagear alguém que tenha um passado de resistência e de luta contra o fascismo e pela liberdade, têm de se homenagear sempre alguém cujo percurso passou ou passa pelo meu Partido, o Partido Comunista Português!
Sei que lhes dói imenso ter de engolir isso...São os factos, é a vida...
Há! Já me esquecia: Vou apostar outra vez com o meu amigo em como o eleito Ramalho na Assembleia Municipal do próximo dia 27 de Abril vai falar sobre a Coreia do Norte. Desta vez tenho a certeza absoluta de que vou ganhar, não gosto de perder nem a feijões!

Comissário Bolachinha


2 comentários:

  1. Boa tarde Comissário Bolachinha. Já tinha saudades das suas novidades. Por muita pena minha não vou poder estar presente na próxima assembleia municipal. Mas posso apostar que a bancada do PS se vai encarregar de menosprezar a sessão solene de ontem, apresentando um problema gravíssímo. O hastear da bandeira não foi à hora do costume. Onde já se viu uma coisas destas??? Garanto-lhe que vai ser a única coisa que se lhes oferece dizer sobre as dezenas de inciativas deste mês de Abril - mês da Liberdade. Vai uma aposta?

    ResponderEliminar
  2. Ora tenham lá coragem de publicar um comentário que não lhes seja favorável!

    ResponderEliminar