segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A calúnia como arma de combate político

 
O PS manda uma bojarda e como JÁ estamos habituados, amplifica-se o boato...
 
Veja a noticia de O Mirante:
O Movimento Alpiarça é a Razão, ligado ao PS de Alpiarça, pôs a circular pelo concelho um comunicado, em verso, onde acusa o actual executivo municipal de se ter esquecido de pagar os seguros da frota automóvel do município. 
Uma informação prontamente desmentida pelo presidente da câmara, Mário Pereira (CDU), que exige um pedido de desculpas público à concelhia socialista e ameaça recorrer aos tribunais.
Entre outros versos pode-se ler no documento: 
“Por desleixo ou preguiça/
houve alguém que se esqueceu de fazer/
O pagamento à seguradora/
E arrepia só de pensar que/
Quando houver azar/
Ao chofer vão chamar/
Para ele desembolsar/
O prejuízo do azar (…)”.
 
O presidente da Câmara Municipal de Alpiarça reagiu ao comunicado dizendo que a informação é falsa. “O Movimento Alpiarça é a Razão devia ter verificado esta questão nos serviços da câmara antes de colocarem a circular informação falsa. Qualquer munícipe tem acesso a esta informação e os eleitos ainda têm mais facilidade em obtê-la. É só solicitar”, declarou o presidente durante a última reunião de câmara.
Mário Pereira disse ainda que a atitude dos socialistas é “politicamente irresponsável” pois este tipo de boatos levanta “alarme” entre a população já que envolve também os transportes escolares. “Colocaram em causa a própria prestação do serviço por parte dos funcionários”, acusou. O autarca recordou ainda que esta foi uma situação que “nunca” foi colocada nas reuniões camarárias nem nas assembleias municipais, “os locais indicados para colocar estas questões”.
O presidente disse ainda que o próximo passo é pedir, formalmente, à concelhia do PS, as “devidas explicações” e “exigir” que haja um “pedido de desculpas” e uma retratação pública. “Dependendo do que acontecer colocamos todas as hipóteses de agir legalmente nesta matéria”, salientou Mário Pereira.
O vereador do PS, Luís Garrotes, presente na sessão camarária, disse que não ia comentar por ter tido conhecimento do comunicado há poucas horas. Mas esclareceu que se tivesse “alguma dúvida nessa matéria teria questionado o assunto nas reuniões de câmara”.

Veja agora o comunicado do PS, emitido após os esclarecimentos do Presidente da CM:
"Tendo em vista toda a polémica gerada à volta do alerta versado, cabe-nos divulgar o seguinte comunicado

"Em resposta à notícia emitida pelo jornal Mirante on-line, no dia 11 Fevereiro de 2011, O Movimento Alpiarça é A Razão / PS declara o seu agrado pelo desmentido efectuado pelo Executivo Camarário. Considerou a denúncia suficientemente grave e decidiu pela publicação do referido alerta, informando, também, que não efectuou qualquer denúncia às entidades competentes por considerar que a sua consequência prejudicaria a gestão financeira do executivo.
O Movimento Alpiarça é a Razão / PS informa que não revelará as suas fontes de informação por uma questão de ética e de respeito para com as pessoas que denunciaram a situação.
O Movimento Alpiarça é a Razão / PS em funções, e em representação dos Alpiarcenses, reúne-se semanalmente na sua sede em Alpiarça para debater assuntos de interesse para o município e para atendimento aos munícipes.
Com a devida celeridade tem tentado corresponder às aspirações de quem lhes confia a função de defender os interesses de Alpiarça sendo este um dos casos. O meio escolhido foi o considerado mais eficiente para uma acção correctiva imediata."


Algumas notas para reflexão:
A diferença entre jornalismo e pirataria jornalística é que o jornalista confirma a notícia antes de a publicar, conforme estipula o seu código deontológico, enquanto que aquele que se faz passar por jornalista amplifica o boato desprezando as suas consequências!

Ficámos a saber que, se alguém se dirigir a alguém do PS a dizer que viu o autocarro do municipio a andar sem as rodas da frente... o PS mandata o seu poeta de serviço para denunciar a situação:

Cansados de tanta lamechice,
Vimos  denunciar mais uma chatice:
Vejam ao que isto chegou
o autocarro da Câmara sem as rodas da frente por mim passou!
E ainda dizem mal do PS!
Volta Rosa do Céu, que contigo nada disto acontece!
   
Como é óbvio, um poema com tamanho interesse jornalístico, será de seguida publicado num blogue de referência!

Ficámos também a saber que quando alguém detecta um problema que lhe parece grave, em vez de procurar confirmar pelos canais competentes a veracidade desse mesmo problema (através dos vereadores do PS nas reuniões da CM ou em contacto directo com o Presidente), decide fazer um poema! Camões não faria melhor!

Mas ficámos ainda a saber que um dos vereadores do PS não sabia de nada... Quem é afinal o PS em Alpiarça?
Quem assume politicamente a responsabilidade por aquilo que é publicado em nome do PS?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário