terça-feira, 9 de março de 2010

Homenagem aos Resistentes Anti-Fascistas

Foi apresentada, na última sessão da Assembleia Municipal, pela bancada da CDU, uma proposta para homenagear todos os resistentes antifascistas de Alpiarça. Esta homenagem surge, porque como refere a proposta, Alpiarça ficará na História pelo exemplo e coragem das suas gentes na resistência anti-fascista ao longo de mais de quatro décadas. Esta proposta, lamentavelmente, não só não foi aceite pelo Partido Socialista, que se absteve, como mereceu os mais diversos comentários negativos nos blogues alpiarcenses.

Não se pode negar que os nomes agora propostos, apesar da tentativa de alguns, são o exemplo vivo dos que lutaram por um país livre, com melhores condições de trabalho e de vida para todo o povo português. Para além destes muitos outros existem em Alpiarça. E por isso serão homenageados no decorrer dos próximos anos. Porque é nosso dever honrar e homenagear todos estes homens e mulheres, que de uma forma altruísta, lutaram pela conquista da paz e da liberdade.

Referir que os nomes propostos, só o foram por estarem conotados com o Partido Comunista é querer branquear a História esquecendo um período muito negro do passado recente do nosso país e, mais uma vez, o ataque gratuito ao PCP e à CDU.

Porque não nos podemos esquecer que o único Partido que existia em Portugal, desde 1921, era de facto o Partido Comunista. Não quero com isto dizer, que só os militantes do PCP tenham lutado contra o fascismo. Mas a verdade é que toda a estrutura montada por este Partido bem como a sua estratégia de trabalho, aliado ao altruísmo e luta de muitos dos seus militantes, permitiram que resistissem a tempos tão duros e abdicassem das suas vidas, para lutar por um ideal, por um país mais justo, mais fraterno e sem desigualdades.

Compreendo que, na sociedade em que hoje vivemos, seja difícil para algumas pessoas entender este ideal. Uma sociedade em que cada vez mais, se cultiva o individualismo, a caridadezinha (não confundir com solidariedade) e o seu próprio bem-estar, sem olharmos para o nosso lado. Uma sociedade em que assistimos diariamente a atropelos aos valores conquistados com a Revolução de Abril.

Todos estes homens e mulheres que pretendemos agora que sejam homenageados em Alpiarça, e que sempre foram esquecidos pelo Partido Socialista, lutaram por condições que têm estado a ser abandonadas com o passar dos anos. Há que manter bem vivo o que se passou durante mais de 40 anos em Portugal. Para que não seja permitido voltar a viver numa ditadura. Para que o povo não se acomode. Não aceite passivamente todos os ataques que lhes são feitos, todos os direitos que diariamente lhes são retirados. As piores condições de vida, o analfabetismo, a pobreza, a falta de liberdade de expressão. A desigualdade entre homens e mulheres, entre classes. A falta de acesso à educação e saúde, gratuitas e de qualidade.

Temos que nos orgulhar das pessoas que vamos homenagear este ano e nos seguintes, e continuar a sua luta. Em condições muito mais fáceis, é verdade. Daí o perigo.

Inês Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário