quarta-feira, 4 de maio de 2011

Centros de Saúde à rasca


Existem centros de saúde na região de Lisboa onde já não há medicamentos para a asma, para a hipertensão, ou mesmo Diazepam.

Um enfermeiro disse ao Diário Económico que. "A situação mais flagrante é o tratamento de feridas crónicas. A maioria dos tratamentos são prolongados e o material é trazido por enfermeiros que acumulam funções em hospitais. Ora tendo diminuído esta situação de acumulação de funções, tem diminuído o material disponível para tratar estas úlceras, vivendo-se por vezes da caridade de laboratórios que cedem algumas amostras", adiantou a mesma fonte.

Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse ao Diário Económico que a falta de material nos centros de saúde é recorrente e que os enfermeiros têm "esquemas" para contornar o problema: "pedem a colegas que trabalham em hospitais que desviem material para substituir o que falta ou substituem as terapêuticas", explica. Os relatos destas situações já levaram o SEP a iniciar um levantamento a nível nacional que dê uma verdadeira dimensão do problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário