sábado, 30 de março de 2013

Os novos Sargentos andam por aí...

Realizaram-se eleições n'Os Àguias.
Cocorreram duas listas.
Uma ganhou.
A Assembleia terá sido uma das mais concorridas de sempre.
Imperou a boa educação e o civismo. Com uma ou outra excepção.
Os dois candidatos sublinharam por diversas vezes a normalidade da situação e que o Clube era quem ficava a ganhar.
Pela noite dentro, elementos das duas listas ficaram no Bar 
do Clube a conversar e a beber umas imperiais.
Era esta a Alpiarça "real". 


Fiz um esforço, enchi-me de coragem e fui ver o que diziam as linguas sujas da nossa terra, ou seja fui visitar a Alpiarça "virtual"...
O custume. Vai-lhes faltando imaginação.
Não vamos para onde nos querem conduzir. Mais uma vez ficarão a falar sózinhos e em circuito fechado. Não sei até se não dizem mal deles próprios.
Mas vejo que alguns comentadores põem o Xico Cunha nos píncaros. Excelente discurso. Até chamou mentiroso ao Presidente do Clube. Assim é que é. Homens destes é que Alpiarça precisa!
Sim o Homem é um benemérito. Até queria oferecer os emblemas aos sócios e tudo.
Eu que sou um pouco lerda fiquei sem perceber porque è que o tal Senhor não entregou o dinheiro à Direcção para que esta compresse os emblemas e realizasse a sua entrega?
Será que o fez? Se o não fez, ainda está a tempo, digo eu.
O Sr. Francisco na qualidade de associado esteve um "must"...
E na qualidade da candidato à Cãmara? Será que deu algum donativo ao Clube pela utilização das suas instalações para a apresentação da sua candidatura? Concerteza que sim.
Hoje estive de manhã no bar do Clube. Garantiram-me que até houve algumas pessoas que pagaram as  quotas de alguns associados menos atentos e que deixaram atrasar as ditas cujas...

As "virgens ofendidas" lamentam que se esteja  politizar o Clube... 
Esta conversa cheira-me  a mofo!
Não faltará muito para que alumas dessas "virgens" peçam a S. Estáquio que lhes mande um outro Sargento, parecido com aquele do antigamente...
Aqui fica uma noticia do AVANTE! de 1952.
Antigamente era assim, mas agora não é. Com muita pena vossa!

EM 27 DE JUNHO DE 1952, A DIRECÇÃO DO CLUBE “OS ÁGUIAS” DE ALPIARÇA, ACOMPANHADA EM MASSA PELA POPULAÇÃO, MANIFESTA-SE NA CÂMARA, EM PROTESTO CONTRA AS PROVOCAÇÕES FASCISTAS.
Fonte: O povo de Alpiarça contra a repressão – “Avante!”, VI Série, nº 170, Ago. 1952, p. 4

O POVO DE ALPIARÇA
CONTRA A REPRESSÃO
O fascista assassino, sargento P(...), levou a efeito no passado dia 24 de Junho uma nova provocação contra o povo de Alpiarça.  
Acompanhado de alguns soldados invadiu arbitrariamente a sede do clube “Os Águias” quando ali se realizava uma festa, proibindo a cobrança de uma cota suplementar votada pelo clube, e exigiu o ficheiro.
A atitude daquele criminoso, que conquistou as divisas como assassino profissional nos batalhões punitivos de Franco durante a guerra civil espanhola, o que em meados do ano de 1950, mandou metralhar os camponeses e as camponesas de Alpiarça, do que resultou a morte do jovem comunista Alfredo Lima levantou uma onda de indignação entre o povo. 
No dia 27 de Junho, a direcção do clube “Os Águias” acompanhada de uma grande massa de associados e de outras pessoas dirigiram-se em manifestação à Câmara Municipal, onde protestaram contra a provocação de que foram alvo e exigiram uma reparação, a garantia de que tais factos não se repetiriam e a saída do P(...) da vila.
Forçada pela pressão das massas, a vereação municipal aprovou uma petição ao governador civil de Santarém para a saída do sargento P(...) de Alpiarça.

.../...


Sem comentários:

Enviar um comentário